Genealogia Sefaradita

Por Paulo Valadares

Genealogia Sefaradita

O objetivo da presente seção é trazer ao conhecimento do público interessando e dos pesquisadores do tema judeus sefarditas, principalmente no Brasil, dados genealógicos, mini biografias e documentação e imagens; de pessoas e famílias, conhecidas ou anônimas, pertencentes ao que chamamos de UNIVERSO SEFARDITA.

A seção de GENEALOGIA do Arquivo Histórico Amazônia Judaica é assinado pelo historiador e genealogista Paulo Valadares.

Nascido no interior de São Paulo, o autor se descobriu como descendente dos judeus que, na Inquisição, foram obrigados a renunciar ao Judaísmo e converter-se ao Catolicismo. Valadares seguiu a trilha da sua autodescoberta e mergulhou na história dos cristãos-novos, pesquisando, inquirindo, viajando.

Esteve em Portugal, onde visitou Belmonte, o antigo refúgio dos judeus que se resguardaram da perseguição religiosa e politica, encontrou-se com outros genealogistas e historiadores. Fez faculdade e obteve o grau de Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo, com uma tese que se transformou no livro A Presença Oculta. Genealogia, Identidade e Cultura Cristã-nova brasileira nos séculos XIX e XX (2007).

Antes, já tinha pesquisado e publicado, em colaboração, para o denso volume bilingue Dicionário sefaradi de sobrenomes: inclusive cristãos novos, conversos, marranos, italianos, berberes e sua história na Espanha, Portugal e Itália = Dictionary of Sephardic surnames: including Christianized Jews, Conversos, Marranos, Italians, Berbers, and their history in Spain, Portugal and Italy (2003). E em 2018 lança Caiu na Rede é Post, pela Editora Talu Cultural, selo Postagens Sagazes.

Nomes de árvores e animais correspondem a sobrenomes judeus?

É comum ouvir que certos sobrenomes usados por lusodescendentes identificam origem judaica, herança de ancestrais cristãos-novos. De acordo com esta explicação popular, sobrenomes como Lobo ou Pereira identificariam a procedência. Será verdade? Para responder, é bom que se conheça um pouco do desenvolvimento da onomástica judaica.